segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dra. Zilda Arns Neumann



A médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, a doutora Zilda Arns Neumann, está entre as vítimas do terremoto que atingiu o Haiti, neste tragico acidente que assombrou aquele país.


Biografia

Médica pediatra e sanitarista, a doutora Zilda Arns Neumann nasceu na cidade de Forquilha, em 1934, no Estado de Santa Catarina. Muito jovem descobriu sua vocação a favor do bem-estar e da saúde das pessoas e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná.

Foi pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta em Curitiba, PR. Como diretora técnica da Associação Filantrópica Sara Lattes, organizou postos de saúde materno-infantil, clube de mães, treinou alunas de magistério e médicos residentes.

Dra. Zilda especializou-se em Pediatria Social e Saúde Pública. Em 1977, com cinco filhos ainda pequenos, ficou viúva. Dividia-se entre as tarefas de casa, o serviço público e o consultório no fundo do quintal, que abria no fim da tarde.

Dois anos depois, coordenou o Ano Internacional da Criança no Paraná, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Saúde. Em 1980, durante a primeira epidemia de poliomielite no Estado, comandou a campanha de vacinação Sabin.

Tornou-se a fundadora e coordenadora Nacional da Pastoral da Criança (1983), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma das principais Organizações Não Governamentais do País, que desde então vem realizando um efetivo trabalho contra a mortalidade infantil.

A Pastoral surgiu em uma conversa informal entre James Grant, na época diretor executivo do Unicef, e Dom Paulo Evaristo Arns, irmão de Zilda, arcebispo emérito de São Paulo.

Hoje, a entidade possui milhares voluntários, presentes em comunidades dentro de bolsões de pobreza de diversos municípios brasileiros. Eles oferecem apoio às gestantes com orientação e supervisão nutricional; incentivo ao aleitamento materno; vigilância nutricional com controle mensal do peso e crescimento da criança; criação de alternativas alimentares por meio do aproveitamento de alimentos disponíveis nas comunidades; controle de doenças como a diarreia, com a prevenção e reidratação oral, doenças respiratórias, com prevenção e encaminhamento dos casos de risco; estímulo do uso de remédios caseiros, pelo ensino de técnicas de fitoterapia; estímulo à vacinação de rotina de crianças e gestantes; educação essencial com orientação às famílias sobre o seu papel no desenvolvimento das crianças; prevenção de acidentes domésticos; de doenças sexualmente transmissíveis e catequese.

Dra Zilda Arns Neumann, um exemplo de vida a ser seguido por todos!

Fontes:
 http://www.pastoraldacrianca.org.br/
 http://www.e-familynet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário